quinta-feira, 23 de julho de 2009

Derrida e McLuhan




Consegui assistir aos filmes "McLuhan's wake" e "Derrida" nessas férias. São dois documentários nada convencionais sobre vida e obra de dois dos maiores pensadores do século XX. Em minha dissertação de mestrado consegui uni-los através do cinema e vê-los retratados pelo cinema me deixou muito contente. Vê-los como homens e não só como intelectuais foi um belo exercício. Os dois, aliás, falam isso de um jeito ou outro nos filmes. O "McLuhan's wake" é mais ousado em termos estéticos. O poema de Poe "A descida do Maelstrom", que McLuhan tao bem aproveitou para delinear seu método é ilustrado com uma animação vigorosa. Já em Derrida, o detalhe fica pela tentativa de desconstrui-lo através, atravessando o cinema. Os espelhos em alguns relatos são bem desconstrucionistas. Agradeço a minha querida amiga Cacau por ter trazido os dois filmes pra mim!

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi. Tem como você me disponibilizar o seu trabalho? Gostaria muito de lê-lo.

Linhas de fuga disse...

http://www.qprocura.com.br/dp/34107/Mcluhan-e-o-cinema:-o-homem-como-possivel-extensao-dos-meios.html

Tá nesse sit Nill. Obrigado pelo interesse. O livro vai ser lançado em outubro.
Um abraço

Anônimo disse...

Muito Obrigado Wilson.
Lerei com cuidado.