domingo, 6 de abril de 2008

Classificações




Michel Foucault em “As palavras e as coisas - uma
arqueologia das ciências humanas”, cita um texto de Borges sobre “uma certa enciclopédia
chinesa” que clasifica os animais em:

" a) pertencentes ao imperador, b) embalsamados, c)
domesticados, d) leitões, e) sereias, f) fabulosos, g) cães em liberdade, h) incluídos na presente classificação,
i) que se agitam como loucos, j) inumeráveis, k) desenhados com um pincel muito fino de pêlo de camelo, l) et
cetera, m) que acabam de quebrar a bilha, n) que de longe parecem moscas”.

Esse fragmento, que eu nunca li diretamente em Borges, me inspira pra compor - aqui no blogue - uma série de fragmentos sobre algumas definições que me compõem há algum tempo. Nunca pensei, incicialmente, que meu blog me permitisse (me permitam pensar 10 mandamentos da Ponte sobre o abismo): 1) expor minha intimidade; 2) classificar as palavras e coisas que gosto; 3) de forma inumerada; 4) traduzir meus agitos e minhas loucuras; 5) acreditar fielmente que: só existem traduções; 6) a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n; 7) 8; 8) 8,1 - 8,2 - 8,3 - 8,4 - 8,41 - 8,42... (série de números); 9) classificar qualquer coisa; 10) que a cada dia do mês que completo trinta anos listasse, marcasse, arquivasse...


A primeira palavra da minha enciclpédia chinesa, com dedicatória de Borges e prefácio de Michel Foucault:
Utopia - do grego ο, "não" e τόπος, "lugar". Aquilo que não tem lugar, não-lugar, sonho.
a) também, segundo alguns, aquilo que não tem lugar ainda, sonho que não aconteceu, ainda; b) todos meus pensamentos; c) compreender Borges, sem Foucault; d) e vice-versa; e) os mandamentos da ponte sobre o abismo; f) todos os lugares; g) as músicas instrumentais; h) os filmes mudos; i) fuga; j) acreditar que não há um minotauro no labirinto; k) pensamento (que, em algum idioma quer dizer, o que não tem lugar),; l) heterotopias; m) o capital; n) o comunismo (inclusive, onde ele ainda sobre-vive).

2 comentários:

Lux (Lucia Helena Ramos) disse...

to visitando pela primeira vez, se a letra do texto fosse um pouquinho mais clara, seria muito mais legal de ler... mas to gostando... voltarei. ;)

Linhas de fuga disse...

Tá com a leitura ruim mesmo! mas tem um lado bom de forçar a vista pra ler...

Volte sempre!
W